© Mistura da Semana. Tecnologia do Blogger.

A salvação da terça-feira

Muitas vezes estamos sentados na frente de uma televisão e nada acaba agradando. Como estudante de Rádio e TV passo por isso constantemente, mesmo com canais por assinatura - enxame de filmes chatos, velhos e sem graça - porém fui surpreendida na última terça-feira, dia 01 de maio (feriado) com dois programas praticamente do mesmo gênero, mais que abordam os assuntos de maneiras diferentes.

Estou falando de A Liga (Band) e Profissão Repórter (Globo)
No caso da A Liga o tema abordado foi "Marcados para Morrer", mostrando a vida daqueles que são ameaçados de morte quase todos os dias e da famosa delegada Patrícia Acioli morta em 2001, após não conseguir proteção por parte do governo do estado. Ela  investigava policiais corruptos da capital carioca.

O destaque do programa ficou em torno da vida de Laisa Sampaio (foto) uma defensora do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, localizado a cerca de 50 quilômetros da sede do município de Nova Ipixuna, Sudeste do Pará.

Entenda o caso
O projeto em Nova Ipixuna garante o sustento de mais de 500 famílias com a produção de óleos vegetais, açaí e cupuaçu. 

Laisa tinha como irmã Maria do Espírito Santo da Silva, casada com José Claudio Ribeiro da Silva. O casal era líder do projeto. Ambos foram mortos no dia 24 de maio de 2011. O motivo? Por denunciarem a ação de madeireiros ilegais. O cunhado de Laisa ainda teve uma orelha decepada e levada pelos seus assassinos, provavelmente para mostrar aos mandantes que o serviço foi realizado com sucesso.
Mesmo assim Laisa continua isolada sem nehuma segurança do governo federal. OMG!!! Uma mulher que batalha para defender e preservar nossa riqueza e ainda trabalha como professora é tratada com este desdém? O que é mais fácil? Gastar dinheiro (que muitos políticos roubam) com sua segurança ou deixar o pior acontecer e depois prestar uma miséria homenagem?

Quando assisti a reportagem fiquei indignada e chocada com o descaso! Até a TV Al-Jazeera e CNN sabem e relataram para o mundo o ponto em que vive a defensora da natureza chamada Laisa.

Confira o episódio na íntegra 
Parabéns a equipe da A Liga e todos os seus repórteres!

Já o Profissão Repórter tenho que admitir que assisti nas zapeadas, melhor dizendo nos intervalos - longos - da A Liga.

O tema abordado foi Recuperação, mostrando toda a superação das pessoas para VIVER!

O que atraiu minha atenção foi a vida que leva o agora maestro João Carlos Martins, considerado um dos melhores pianistas do mundo.
O final do programa comandado por Caco Barcellos foi emocionante. João tocando - com dificuldades - o Hino Nacional para uma plateia gigantesca. Como é lindo ver o amor das pessoas por uma profissão.

Confira o programa 
Ressalto também meus PARABÉNS para a equipe do Profissão Repórter.

Com isso percebi que existem coisas boas na televisão brasileira em plena terça-feira a noite. Uma pena que programas assim sejam exibidos em horários considerados tardes para a grande massa trabalhadora, que merece chegar em casa e conferir bons conteúdos na TV. A Liga é exibido a partir das 22h30 - quando não atrasa - e tem 1 hora de duração. Profissão Repórter começa por volta das 23h45, ou melhor, assim que acabar o seriado "Louco Por Elas" com o lindo e talentoso do Eduardo Moscovis e raramente chega conquistar 30 minutos no ar.

*Tenho que confessar: Muito tempo que não assistia o programa de Caco Barcellos, era viciada uns dois anos atrás. HEHEHE

*Trechos em itálico sobre Laisa foram retirados da coluna do jornalista Leonardo Sakamoto, publicada em 03/11/2011. Para conferir na íntegra clique aqui.


Por Andressa Assis

0 comentários:

Postar um comentário