© Mistura da Semana. Tecnologia do Blogger.

Preferências do Rock Nacional

Antes de começar -> Feliz Dia do Rock!
Agora sim, vou relatar neste post que será gigante, como conheci e passei curti cada banda que hoje está classificada como  favoritas. Ressaltando, são as minhas escolhas. Caso não curta, não precisa xingar,ok?HEHEHE.
Eu conheci e passei a ouvir rock, pelo nacional. Só depois fui curtir as bandas gringas. Para sua informação, SIM eu sou nacionalista e não acho que o Brasil é totalmente uma merda.Temos problemas como todos os demais países,mas nem por isso eu concordo com tudo!Lei dos meus sonhos: Todo e qualquer político corrupto apodrecerá na cadeia. HEHEHE.
Como o assunto aqui não são os defeitos do Brasil e muito menos política,vamos logo para esse tal de rock n' roll.


Cazuza / Barão Vermelho
Descobri o que era rock com Cazuza. Antes tinha ouvido Raul Seixas, mas eu muito criança - deveria ter uns 10 anos, não mais que isso - não consegui identificar o som do baiano como rock, afinal venho de uma família em que a música sertaneja de raiz é predominante, só minha mãe que ouve Elton John, Abba, Bee Gees e me conta histórias de quando era louca por John Lennon, Roberto Carlos e Elvis Presley.
Pois bem, meu pai todo ano ganhava uma coletânea de MPB da empresa que trabalhava e nela ouvi pela 1º vez o poeta do rock. Lembro como se fosse hoje, eu sentada no tapete da sala, com o fone de ouvido conectado no novo micro system, escrevendo as letras das músicas da carreira solo de Cazuza, já que na época internet e pc era para poucos e artigo de luxo. Era feliz e não sabia!
A partir daí foi um amor incondicional por ele. Vale lembrar que nem tinha maturidade para entender suas letras, mas me identificava totalmente. Depois que comecei a compreender a real mensagem, tive a certeza que estava no caminho certo. Tudo que tenha Cazuza eu compro!HEHEHE. Conhecer o Barão Vermelho foi uma consequência, afinal Cazuzinha conquistou o Brasil como vocalista da banda.
Viveu INTENSAMENTE sua vida, sem pensar no amanhã, este seu grande defeito. Infelizmente pagou um preço muito caro pela sua maneira de encarar a vida, mas deixou um maravilhoso presente: Sua MÚSICA!

Faixas Preferidas: Faz Parte do Meu Show, O Tempo Não Pára, Ideologia e Blues da Piedade.

Mais sobre Cazuza
Conhecido como poeta do rock nacional, Agenor de Miranda Araújo Neto, famoso pelo apelido Cazuza, fez grande sucesso como vocalista da banda Barão Vermelho.

Carioca, nasceu no dia 04 de abril de 1958 e desde criança já tinha contato com a música e com grandes artistas da época como Novos Baianos, Elis Regina, Caetano Veloso e Gilberto Gil, tudo por conta de seu pai João Araújo, produtor fonográfico da gravadora Som Livre e de sua mãe Lucinha Araújo costureira e também cantora.

Fã de Rita Lee, Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Rolling Stones, conheceu a Literatura da Geração Beat, que mais tarde seria uma das suas influências musicais ao cursar Fotografia na Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos no final de 1979.

Apresentado por Léo Jaime ao Barão Vermelho como vocalista, logo de cara Cazuza conquistou com seu vocal berrado e suas letras os demais integrantes da banda que era formada por Roberto Frejat na guitarra, Dé Palmeira no baixo, Maurício Barros nos teclados e Guto Goffi  na bateria.Começa então a grande parceria entre Cazuza e Frejat nas composições e a banda de garagem deixava para trás os covers para cantar suas próprias músicas.

Como vocalista do Barão Vermelho lançou 3 álbuns. Já em carreira solo foram 5 discos gravados, destaque para "Exagerado".

Cazuza faleceu no dia 7 de julho de 1990 no Rio de Janeiro aos 32 anos por conta de uma forte infecção causada pela AIDS.

Em apenas nove anos de carreira, foram 126 músicas gravadas e outras 78 inéditas, além de um Brasil órfão de suas grandes poesias.
Capital Inicial
Meu primeiro show de rock foi deles!Lembro perfeitamente, foi na Festa do Peão, eu tinha 15 aninhos e já estava completamente cega pelo frontman Dinho Ouro Preto (até hoje sou cega por ele, é o CARA, só os verdadeiros fãs entenderam). 
Me conectei com a banda através da música "Não Olhe Para Trás", até usei o trecho "Inteligência ficou cega de tanta informação" em Língua Portuguesa na 7º série, sim eu tinha 13 anos. Lembro ainda que comprei o MTV Especial Aborto Elétrico e odiei, coitada, eu ainda não sabia da beleza que eu tinha comprado. Desde quando descobri o Capital, pesquisei tudo sobre a banda, adquiri todas as músicas que não tinha e até hoje sou uma admiradora de todos eles! Sem contar minha fase dos 16 anos que "A Vida É Minha (Eu Faço O Que Eu Quiser) foi meu grande HINO.
Ainda não tive a oportunidade de conhecê-los, mas chego lá. =)
Faixas Preferidas: Fogo, O Mundo, Olhos Vermelhos, A Sua Maneira, Passos Falsos, Vamos Comemorar e Incondicionalmente. 

Mais sobre Capital Inicial
Formada em Brasília (DF) em 1982, depois que a banda Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à Legião Urbana. A banda atualmente é composta por Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria), Yves Passarell (guitarra) e pelos músicos de apoio Robledo Silva (teclado e violões) e Fabiano Carelli (guitarra e violão).

Dinho deixou o Capital em 1993 para seguir carreira solo, o que não deu muito certo, tanto para ele, quanto para a banda que continuou as atividades com outro vocalista. Passados 5 anos, ele anunciou sua volta, a faixa "O Mundo" estourou nos rádios e logo depois gravaram em 1999/2000 o Acústico MTV e lançaram a inédita "Natasha".

A banda que em 2012 comemora 30 anos já gravou 12 álbuns somente de estúdio, sem contar os ao vivos e as coletâneas especiais lançadas pelas gravadoras. Já passaram pelo Capital Inicial: Loro Jones, Bozo Barretti e Murilo Lima.

Vale lembrar que em outubro de 2009, Dinho Ouro Preto quase morreu após cair de uma altura de 3 metros de um palco em Patos de Minas (MG). O cantor sofreu traumatismo craniano leve e uma fratura na costela. Perdeu o olfato e para gravar o disco Das Kapital teve que fazer aulas com uma fonoaudióloga para poder cantar novamente.

Recentemente Dinho lançou um disco solo cheio de covers do gênero rock que leva o nome de "Black Heart" e já está com a banda reunida em estúdio para começar a gravar o mais novo álbum do Capital.
NX Zero
Sim eles são do rock. NX veio do hard core e pode falar o que quiser, querendo ou não são os novos roqueiros do Brasil. Ok, no começo até poderiam ser emos, mas agora NÃO! Eu mesma não curtia eles na época de "Razões e Emoções", no entanto a banda amadureceu e pode ser percebido isso no álbum "Sete Chaves", meu preferido, afinal foi a partir deste disco que virei uma grande FÃ.
Nunca tive nada contra eles, como sempre gostei muito de rádio, ouvia a banda tocar, tinha até os singles, o que eu mais gostava era "Pela Última Vez". No fundo hoje percebo que já nascia uma sementinha que viraria um belo fruto anos mais tarde, já que nesta época uma amiga minha me ofereceu emprestado o disco - ela só tinha comprado pelo fato do garoto que ela estava "ficando" curtia - copiei todas as faixas e fui eu que descobriu que no CD continha o videoclipe de "Além de Mim".
Acabei assistindo uma apresentação deles ao vivo em um festival que só fui para ver o Capital Inicial. Esperava uma baita desafinação do vocalista, não acreditava na banda, por mais que já sabia todas as letras. E o que aconteceu? No final da primeira música eu já estava rendida por eles. Até comprei duas fotos da banda, lembro uma era R$3,00 e duas era R$5,00.HEHEHHE. Na mesma semana comprei o "Agora", terceiro disco deles, ganhador de Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock e  a faixa "Cedo ou Tarde" estava estourada.

Comecei acompanhar cada vez mais a banda, mas ainda só curtia o som. Foi quando surgiu o Twitter e tudo eles postavam por lá, acompanhei a gravação do "Sete Chaves" e o inesperado aconteceu: Virei fã. 

Já fui ver eles na chuva, já deixar de fazer algo para assisti-los na TV, já coloquei meu celular em uma superfície alta, para que a sinal da rádio paulista pegasse melhor. Pulei e gritei que nem uma louca quando o Caco Grandino me respondeu no Twitter e quando uma nota que eu escrevi na época que trabalhava na rádio de pop-rock aqui da cidade foi mencionada pela equipe da banda. 

Dia 14/maio/2011 vai ficar na memória, gravação do 1º DVD ao vivo deles e eu estava lá. Entrei no camarim e tremi que nem uma LOUCA! Assim que passei pela porta que dava acesso ao camarim e vi todos, meu cérebro parou de funcionar e só voltou depois que já estava no estacionamento da Via Funchal.

Faço mesmo de TUDO para ver eles e não tenho a mínima vergonha de dizer EU SOU FÃ e que se foda o resto. Te respeito se você já ouviu eles atualmente e não gostou, mas te xingo para caralho se ainda julga eles pelo hit "Razões e Emoções". Vai conhecer melhor, antes de sair falando merda por aí.

Dia 14/03/2012 - Quando consegui acompanhar um pouco da entrevista deles na rádio pop rock aqui de Indaiatuba e conversei com o simpático e gente boa do Di Ferrero.

Dia 27/03/2012 - Private show da Educadora em Campinas que surtei quando fui adicionada na comunidade da promoção e ganhei o direito de ir ao show. Detalhe - Em plena terça-feira, faltei na faculdade e ainda obriguei meu irmão ser meu acompanhante e me levar para Campinas em Sousas, onde nós nunca tínhamos ido e nem sabíamos chegar por lá.HAHAHA.
Faixas Preferidas: Zerar e Recomeçar, Além de Mim, Espero a Minha Vez, Só Rezo, Mentiras e Fracassos,  Inimigo Invisível, Onde Estiver e Pedido.

Mais sobre NX Zero
Paulistas, a banda NX Zero foi formada em 2001 por Yuri Nishida e Dani Weksler. Atualmente formada por Diego Ferrero - Di (vocal), Leandro Rocha - Gee (guitarra e backing vocal), Daniel Weksler - Dani (bateria), Conrado Grandino - Caco (baixo) e Filipe Ricardo - Fi (guitarra).

O primeiro disco foi pela gravadora independente Urubuz Records intitulado Diálogo? em 2004. Após este, a banda assinou contrato com a Arsenal Music/Universal Music e lançou mais quatro álbuns: NX Zero, em 2006, Agora, em 2008, Sete Chaves, em 2009 e Projeto Paralelo, em 2010, todos produzidos pelo produtor Rick Bonadio. Segundo a ABPD, NX já recebeu 2 singles de Disco de Diamante, "Incontrolável" e "Consequência", Disco de Platina com "Cedo Ou Tarde" e "Razões e Emoções", com um total de mais de um 100 mil downloads pagos, somente no Brasil. Já ocuparam a nona posição na lista dos 50 CDs mais vendidos no Brasil. O disco de estreia pela Universal teve mais de 145 mil cópias comercializadas e o DVD 62 Mil Horas até Aqui, cerca de 43 mil. 
O último álbum foi o "Multishow Ao Vivo NX Zero". A banda lança no mês de agosto o mais novo álbum, em que já divulgou 3 músicas no iTunes.
Pitty 
Conheci Pitty por "Teto de Vidro" na época que Malhação era boa. Sempre ouvi suas músicas, mas não era uma fã. Tudo mudou aos 17 anos quando assisti um show da banda. Nesta época lançavam o belíssimo álbum "Chiaroscuro" e daí por diante virei fã não somente do trabalho da trupe, mas também pela atitude e opiniões de Pitty Leone. Destaque também para as letras, que sempre dizem escondem algo nas entrelinhas. Considero ela a mais nova Rita Lee. Ainda te conheço mulher!HAHAHAHA. 
Para quem não sabe Pitty é casadíssima com Dani Weksler (NX Zero). E seu projeto paralelo Agridoce vai muito bem, obrigada. HAHAHA.

Faixas Preferidas: Brinquedo Torto, Equalize, Pulsos, Me Adora, Na Sua Estante, Anacrônico, Admirável Chip Novo, No Escuro, 8 ou 80, Medo e Trapézio.

Mais sobre Pitty
Pitty é uma banda baiana que surgiu em 2003 e tem como vocalista Pitty Leone. Atualmente os integrantes da banda são Martin Mendonça, Duda Machado e Joe. Outros que passaram pela banda foram: Peu Sousa (ex-Trêmula, ex-Nove Mil Anjos) e Luciano Granja. Pitty é uma das mais premiadas bandas brasileiras e já vendeu cerca de 5 milhões de cópias.  

Gravaram 3 discos de estúdio, 2 ao vivos e 5 DVDs entre registros de bastidores e shows. Teve ainda 6 singles no topo da parada Billboard Brasil.
Focada agora na carreira de Agridoce que divide os vocais com Martin (guitarrista na banda Pitty), a cantora já revelou que está de férias da banda e voltará assim que tiver uma grande sede de fazer rock n' roll.
Legião Urbana
Sem palavras, depois que descobri nunca mais fui a mesma.HEHEHE. O engraçado é que primeiro conheci Capital, antes nem sabia quem eles eram. Renato Russo é um dos músicos mais inteligentes que já ouvi falar. Usavam as letras como protesto, afinal viveram nos anos 80 em plena ditadura militar. Outro que também pagou caro pelos abusos na vida, foi o grande Renato Russo que se foi muito cedo, vítima de AIDS. Minha eterna admiração por este cara.
Não tenho muito o que relatar sobre a Legião, pois quando eu tive idade de compreender o som, a banda já não existia e Renato estava morto. =(
Na verdade, para entender o que foi a Legião só mesmo ouvindo as suas músicas.

Faixas Preferidas: Tempo Perdido, Daniel na Cova dos Leões, Será, Ainda é Cedo, Dezesseis, Vento no Litoral, Índios e Pais Filhos.

Mais sobre Legião Urbana
Legião Urbana surgiu em Brasília em 1982, após o fim da Aborto Elétrico. Ao todo, lançaram 16 álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999.

A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.

Passaram pela banda Eduardo Paraná, Ico Ouro-Preto, Paulo Paulista, Renato Rocha. A formação de maior sucesso foi com Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

Em maio deste ano a MTV promoveu o Tributo à Legião Urbana em comemoração aos 30 anos de banda que contou com os vocais do fã e ator Wagner Moura.
Ainda este ano saíra os longas: “Faroeste Caboclo” dirigido por René Sampaio e com a atriz Ísis Valverde no elenco, o filme conta a história do famoso João de Santo Cristo e “Somos Tão Jovens” que contará um pouco da história do líder da Legião Urbana Renato Russo.
Estas são as bandas que mais fazem a diferença na minha vida mas eu ainda curto e muito: O mestre e polêmico Lobão, Titãs, Rita Lee, Marina Lima, Nando Reis, Cássia Eller, Charlie Brown Jr., Engenheiros de Hawaii, Ultraje a Rigor, Ira!, Os Paralamas do Sucesso, CPM 22, O Rappa, Glória, Kid Abelha e Detonautas.

Rock é muito mais que berros, guitarras e baterias altas é acima de tudo ATITUDE! /,,,/


Fonte: Wikipédia

Por: Andressa Assis

1 comentários: