© Mistura da Semana. Tecnologia do Blogger.

Roteiro de exposições: Picasso e Van Gogh

Por: Andressa Assis

O Mistura da Semana conferiu duas grandes e belíssimas exposições de artes em São Paulo no mês de julho e mostra tudinho o que tem mais bacana por lá.

Picasso: Mão erudita, olho selvagem
Até dia 14 de agosto de 2016
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Faria Lima, 201 - Entrada pela rua Coropés, Pinheiros - São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada: R$12 (inteira) - Terça grátis 
Vendas: Pelo site Ingresse ou na bilheteria do Tomie
As obras expostas vieram diretamente do Musée National Picasso-Paris. 

A exposição é uma das mais completas que já passaram pelo Brasil. Há obras de diversas fases do Pablo Picasso, incluindo uma das mais famosas, a cubista. Já na entrada é possível apreciar a tela "O homem de boné" (L'homme à la casquette) pintada por Picasso aos 13 anos. A mostra conta ainda com esculturas feitas por Pablo e um acervo de fotos mostrando o pintor em momentos de criação, como na sequência de elaboração de "Guernica". Se tiver sorte, aos domingos, pode se deparar com uma apresentação de música clássica no saguão do Tomie. Nada mais lindo do que a junção de obras de artes com música clássica.
É permitido fotografar as obras sem uso de flash, mas por favor, não seja essas pessoas que fotografam tudo, sinta cada obra, cada traço, cada pincelada, entre no mundo picassiano e fotografe pouco com aparelhos eletrônicos e sim com o cérebro, já que ele irá te ajudar a ter lembranças das obras e não de quando você fotografou. É completamente inconveniente e desagradável quando você quer apreciar algo primoroso e se depara estar cercado por aqueles que só pensam em curtidas e ostentação nas redes sociais. Fotografe moderadamente. 
Se você é fã de Pablo Picasso, corra que ainda dá tempo de conferir a exposição e se sentir privilegiado por tamanha geniosidade de um dos maiores pintores da história da arte.

Confira abaixo algumas fotos da exposição:














O triunfo da cor: O pós-impressionismo 
Até 17 de outubro de 2016
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - RJ
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro
De quarta a segunda, das 09h às 21h
Entrada: Grátis - Senhas distribuídas até 20h ou por agendamento pelo site Ingresso Rápido.
As obras expostas vieram diretamente do Musée de l’Orangerie e Musée d’Orsay

Além de Vicent van Gogh, outros nomes como Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat, Matisse e Émile Bernard completam a exposição que no total conta com 75 obras de 32 artistas. Existem poucas obras de Van Gogh, mas em compensação telas gigantes pintadas em pontilhismo. A mostra é um ótimo momento para conhecer e apreciar os trabalhos de pintores nem tanto conhecidos, o que não significa que não são extremamente talentosos. A exposição passou primeiramente pelo CCBB em São Paulo, em que também estava exposto no piso do saguão o círculo cromático juntamente com uma réplica da fachada do Musée d’Orsay de Paris. 
É permitido fotografar as obras sem uso de flash, mas não seja desagradável em fotografar tudo e nem fazer selfie com as obras dentro das salas de exposições. 

Confira abaixo algumas obras:












Atenção para a próxima exposição de destaque: 
Candido Portinari no Masp a partir do 12 de agosto de 2016 até 17 de novembro de 2016.

0 comentários:

Postar um comentário