Por: Andressa Assis
Há exatamente uma semana, no dia 21 de agosto de 2016, o mundo e claro, o Rio de Janeiro se despedia dos jogos olímpicos. Sem casos de zika vírus, sem atentados terroristas e com uma sensação de dever cumprido, assim terminou as olimpíadas por aqui. Quem acabou tendo mais destaque do que os atletas foi a torcida brasileira, muitos jornais estrangeiros reclamaram que ela era barulhenta e mal educada por causa das vaias, só posso dizer que os gringos não entendem muito o que é ser brasileiro, se apoiamos algum esporte e nos colocamos para torcer, a única certeza é que iremos fazer festa, gritar, vibrar e chorar. Desculpe mundo se é complicado entender isso.
Parabéns para os atletas brasileiros que a cada olimpíada estão melhorando e muito, já que sabemos que o Brasil não dá muito valor se você não for do futebol masculino. Parabéns meninas e meninos do vôlei, meninas e meninos do futebol - ganhamos da Alemanha, o primeiro ouro na categoria - meninos e meninas da ginástica artística, do judô, do salto com vara, da canoagem, da natação, do basquete e de todas as outras modalidades! VALEU MUITO!
Parabéns também a todos os atletas das mais de 200 delegações que vieram e se divertiram por aqui. Só não damos parabéns para Ryan Lochte (foto) e seus amigos envolvidos na maior mentira dos jogos olímpicos. Você é uma vergonha, não somente para os Estados Unidos, mas também para nós brasileiros, que recebemos com toda alegria e simpatia, para vocês aí aproveitarem uma fraqueza nossa e livrar a pele de vocês? Simularam um crime e não contavam que seriamos capazes de descobrir a farsa, não é mesmo? Presta atenção, se você for roubado no Brasil, é claro que irão levar seu celular, babaca! Se dependesse de mim, todos os envolvidos tinham conhecido por alguns dias uma penitenciária brasileira. Não precisa voltar NUNCA mais para cá! Assim como vocês repórteres que falaram muito mal e criticaram até o biscoito Globo. Fiquem em seus países. Um abraço! Ficou nítido que os norte-americanos não curtem muito a galera sul-americana, afinal, as manchetes dos principais jornais após o encerramento só se preocupavam com os gastos absurdos e como o Rio irá continuar para sair da falência, enquanto os jornais europeus elogiavam e aplaudiam. Nós brasileiros somos bem cientes das dificuldades e limitações de nosso país, você gringo não precisa ficar lembrando.
Festa de encerramento
O Maracanã se tornou palco de um carnaval que realmente não tinha fim, igual aos longos desfiles das escolas de samba. A abertura foi esplendida, mas o encerramento não deixou a desejar. Rosa Magalhães se preocupou em mostrar muita cultura nordestina que a maioria das pessoas não conhecem, como frevo e tradição das rendeiras. Teve agradecimentos aos voluntários com direito a apresentação de Lenine, teve chuva para apagar a pira olímpica, teve Izabel Goulart desfilando com o gari mais famoso do Rio, teve Martinho da Vila, teve projeções de obras da Tarsila do Amaral, teve muito samba, teve um mini carro alegórico, teve Roberta Sá de Carmen Miranda, teve natureza e teve muitos fogos. Foi bonito e foi alegre.
Tóquio 2020
Palmas para quem teve a brilhante ideia de vestir o primeiro-ministro de Super Mario. Você é um gênio! Só senti falta do Pikachu, mas teve Hello Kitty. Pela pequena apresentação, podemos esperar uma abertura completamente tecnológica e com as referências de games e desenhos animados que fizeram o Japão se tornar mundialmente conhecido por todos.
Memes
Como o melhor do Brasil é o brasileiro, não tinha como encerrar o post sem os famosos e queridos memes.
Daqui 4 anos voltaremos a viver essa adrenalina que os jogos olímpicos proporcionam.