© Mistura da Semana. Tecnologia do Blogger.

O que faltou falar sobre os shows internacionais de 2012

Por: Andressa Assis


O primeiro post oficial de 2013 será para colocar em dia o que faltou dizer em 2012. Diversos shows rolaram pelo país no 2º semestre e nada foi noticiado por aqui. Já adianto que por esses dias teremos uma espécie de retrospectiva, afinal estamos ainda no começo do mês de janeiro, ou seja, está valendo! HIHIHI - Saudades Nilo (rs).

Uma porrada de artistas passaram pelo Brasil, entre eles: Scorpions (setembro), Megadeth (setembro), Robert Plant (outubro), Slash (novembro), Creed - você não leu errado, foi a 1ª vez que a banda esteve em solos brasileiros (novembro/dezembro), Kiss (novembro), Tony Bennett (dezembro), Nightwish (dezembro) e até Andrea Bocceli (dezembro). No entanto, resolvi destacar algumas outras apresentações internacionais, como Maroon 5, Lady Gaga e Madonna, além dos festivais Planeta Terra e Z Festival.

Maroon 5
A banda americana liderada pelo MARAVILHOSO - em todos os sentidos que você possa imaginar - Adam Levine passou por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, as duas últimas cidades pelo projeto Live Music Rocks promovido pela produtora XYZ Live em parceira com o Portal Terra e contou ainda com abertura de nada mais, nada menos que a banda 
inglesa Keane (foto), que também fez seu espetáculo com antigos e novos sucessos - 'Somewhere Only We Know', 'Everybody's Changing', 'Spiralling' e 'Silenced By The Night'- cantados em coro pela plateia, que já esperava por mais calor com M5.
Acompanhei o show de SP da turnê Overexposed que já tinha ingressos esgotados meses antes do dia do show (26/08) todo pela web e me arrependi...Por não ter ido! Foi um dos melhores e animados shows que já vi! Você até pode não gostar de Maroon 5, mas não pode negar que Adam é um excelente frontman, tem uma enorme presença de palco e sabe conquistar seu público, ele entende o que eles querem ouvir, por mais que não saiba a língua oficial do lugar, afinal música é universal. Vale destacar também James Valentine que mandou muito bem nas guitarras e no cover de 'Seven Nation Army' (The White Stripes) com direito a Levine comandando a bateria.
O show teve diversos ápices, incluindo a promessa de A.Levine em aprender português, seu agradecimento pelas vendas dos 30 mil ingressos (lotação na Arena Anhembi), suas reboladas e saltos, em especial na execução de 'Moves Like Jagger', a versão acústica de 'She Will Be Loved', as camisetas arremessadas pelo público e usadas por Adam - da Seleção Brasileira e uma com os seguintes dizeres: 'Adam quer ser o pai dos meus filhos?' (foto), que ele tratou de tirar rapidinho, espertinho! E o cover de 'Sexy Back' (Justin Timberlake).
Claro que já era esperada uma eufórica apresentação pelo o que eles apresentaram no Rock in Rio 2011, no entanto a banda conseguiu surpreender mais uma vez e mostrou para todos o quanto Maroon 5 está vivo!



Quer mais? Saiba aqui

Alanis Morissette
Nem bem deu tempo de respirar e já tinha show de Alanis, a cantora canadense passou com 2 apresentações na capital paulista, entre os dias 2 e 3 de setembro, além de passar por Curitiba (5) , Rio de Janeiro (7), Belo Horizonte (9), Recife (12), Belém (14) e Goiânia (16).
Alanis não é mais aquela maluca que chacoalhava suas longas madeixas correndo de um lado para outro. Hoje mais madura, casada e mãe, ela faz um show um pouco mais calmo, que preza muito mais seu potencial vocal. O que foi fácil de perceber no show do Rio transmitido pelo canal Multishow.
A apresentação contou com uma homenagem ao filho de Alanis, Ever, de 2 anos, quando foram erguidos pela plateia pequenos balões infláveis com o nome do menino, algo que também ocorreu em São Paulo. Não faltou antigos sucessos quase todos pertencentes ao álbum mais famoso de Morissette, o Jagged Little Pill (1995)  incluindo 'You Oughta Know', 'Hand In My Pocket' e 'Ironic', claro que não faltou o novo single 'Guardian' do mais recente álbum Havoc and Bright Lights.
Com apresentações em torno de 40 minutos e uma plateia repleta de diversas gerações, Alanis provou que ainda está com tudo.

Quer mais? Saiba aqui

Z Festival
A molecada festejou no final de setembro ao som de The Wanted, Big Time Rush, Demi Lovato, McFly, Hot Chelle Rae, Rock Bones e Yellowcard (Sim, eu também fiquei sem entender nada, afinal a banda não é nada teen, mas vai saber o que se passou pelas cabeças dos produtores da XYZ Live quando bateram o martelo e incluíram a Yellowcard no line up). E o que esperar de um festival pop teen? Muitos gritos estéricos e calcinhas jogadas no palco, que eu considero uma tremenda falta de respeito com a banda e de assanhamento, afinal quando eu tinha 14, 15 anos - Não faz tanto tempo assim - não era desse jeito, imagina, isso só era  permitido com o falecido Wando. 
Enfim eu só acompanhei o 1º dia pelo Multishow, já que a edição do Rio de Janeiro foi dividida em 2 partes - o que    achei uma tremenda idiotice, mas creio que foi por conta das conturbadas agendas das bandas -  uma na sexta (28) com shows de The Wanted, McFly, Hot Chelle Rae e Yellowcard e no domingo (30) com apresentações de Demi Lovato, Rock Bonese e Big Time Rush. Dia 29 foi a vez de São Paulo (Única noite com todas as atrações). 
Conferi o show do Yellowcard (foto) e confesso que achei bem monótomo, esperava um pouquinho mais, acredito que a galera não ajudou, afinal, se eu não conhecia metade das músicas, imagina eles. Não culpo a banda e nem a plateia, culpo os organizadores. 
The Wanted (foto) seduziu e colocou a plateia para pular, essa foi a 2º apresentação da banda no festival - eles participaram a da 1ª edição - mas na hora do McFly (última foto), ficou claro que ao invés de ser Z Festival, teria que se chamar McFly Festival, este foi o show com a maior resposta da plateia, já esperado, afinal os britânicos são ótimos - sim, eu já tive minha fase McFly, hoje eu apenas curto, não acompanho tanto. 

Sobre Demi, não assisti, mas sei que foi a grande atração, por mais que você não goste dela é preciso ter consciência que este produto Disney tem milhares de fãs espalhados pelo Brasil afora.







Evanescence
Amy Lee e sua trupe chegaram para confirmar que outubro também seria o mês dos grandes shows internacionais. A banda americana se apresentou no Rio (6), no HSBC Arena, em São Paulo (7), no Espaço das Américas, em Recife (11), no Chevrolet Hall e Fortaleza (13), no festival Ceará Music. Os americanos que estiveram no Brasil em 2011 em uma apresentação no RIR voltaram e segundo boatos gravaram até o próximo clipe da banda em solos brasileiros. Claro que em todas as apresentações não faltaram os sucessos do álbum Fallen (2003) que levaram os roqueiros ao estrelato, Amy Lee interpretou perfeitamente cada hit: 'Going Under', 'Bring Me To My Life' e a perfeita 'My Imortal'.

Quer mais? Saiba aqui

Snow Patrol
Os indies fofos do Snow Patrol passaram pelo Brasil no comecinho de outubro, em shows no Rio de Janeiro (9), em São Paulo (10) e Belo Horizonte (11). Nada muito animado, afinal isso não é característico da banda e foi exatamente o que se pode conferir pelo menos na apresentação de São Paulo, para cerca de 2 mil pessoas (público pequeno, mas isso era uma quarta-feira. Por isso odeio shows no meio da semana, até parece que brasileiro não trabalha). O show foi composto pelas canções de Fallen Empires (2011), o mais recente trabalho dos britânicos, mas claro que o grande hit 'Open Your Eyes' não ficou de fora. Vale lembrar que o Snow se apresentou no RIR 2011 e  neste ano completa 19 anos de carreira.

Quer mais? Saiba aqui

Linkin Park
Neste mesmo tempo o Linkin Park também fazia ponto no Brasil. Passaram por São Paulo (Arena Anhembi, 7/10), Rio de Janeiro (Citibank Hall, 8/10), Curitiba (Paraná Clube, 10/10) e Porto Alegre (Estádio do Zequinha, 11/10).
O Multishow transmitiu o show de São Paulo que contou com cerca de 27 mil pessoas. Depois da abertura feita pelo Charlie Brown Jr., foram mais 90 minutos de LP e uma intensa participação da plateia, cantado quase todas a músicas em coro. Só faltou 'Crawling' para o show ser perfeito. 


Quer mais? Saiba aqui

Simple Plan
Outubro foi mesmo bem agitado, quem também passou pelo país foram os canadenses do Simple Plan (Ah vá? HEHEHEHE - A banda sempre dá um jeitinho de passar pelo Brasil todo ano, eles já declararam inúmeras vezes o amor pelos brasileiros). A banda tocou dia 11 de outubro, em Teresina dentro do Festival Vibe Sound., depois em Fortaleza no dia 13, dentro do Ceará Music Festival, passou por Salvador (14), Brasília (16), Rio de Janeiro (17) e encerrou a tour brasileira em São Paulo (18).
Eles foram a grande decepção de 2012 caso você tenha ido conferir o show da banda em 2011 no festival SWU. Foi o mesmo show, sem nada acrescentado, nada diferente, quando assisti pelo Multishow, fiquei com a sensação de "Ainda bem que não fui", mas para quem não confere um show deles há tempos, mandaram muito bem! Shows do SP sempre são empolgantes, não tem como ficar parado. Não faltou no setlist 'Jet Lag', 'Astronaut', 'Welcome To My Life', 'Perfect', 'Shut Up', 'Jump', entre outros sucessos da banda liderada por Pierre Bouvier.

Planeta Terra
No dia 20 de outubro o Jockey Club foi palco do Planeta Terra, esta foi a primeira vez que o festival foi realizado no Jockey, suas edições anteriores eram no extinto Playcenter. As grandes atrações ficaram por conta das bandas The Gossip, Garbage e Kings of Leon, além de Suede e Azealia Banks.
Acompanhei tudo pelo portal Terra e os melhores shows foram os últimos: KOL e Gossip, claro que a banda liderada por Beth Ditto (foto) foi muito mais calorosa do que os integrantes da família Followill. 
No show de Gossip teve de tudo, selinhos na plateia, caipirinha, ironia, gritos e muitos covers, entre eles: 'What's Love Got To Do With It' (Tina Turner), 'La Isla Bonita' (Madonna), 'Bad Romance' (Lady Gaga), 'Smells Like Teen Spirit' (Nirvana) e a febre OIOIOI (Hit de Avenida Brasil). Ditto mostrou ser uma artista completíssima.
Ao contrário do que grande parte da crítica especializada - ou não - andou dizendo por aí, para quem conhece o Kings Of Leon  (foto) achou o melhor show deles até agora. Calleb estava bem simpático por sinal e a galera cantou bem alto os principais sucessos da banda, eu em casa me senti como se estivesse lá. Matthew tocando guitarra com a boca foi espetacular e conseguir ouvir a voz de Calleb foi um alívio, afinal o vocalista passou por sérios problemas em 2011, devido seu vício com a bebida. Pontos altos: A perfeita 'Closer', 'Use Somebody' e 'Sex On Fire' (difícil ter que escrever isso para quem sabia TODAS as músicas e cantou junto como uma louca, sendo assim considero o show INTEIRO como altíssimo). 
Outros destaques foram a nova sensação do hip-hop americano Azealia Banks, que foi bem provocativa e os brasileiros da Bando Uó que mostraram seu tecnobrega até com uma versão de Gangnam Style.
Me desculpem os fãs das duas cantoras - que se odeiam, dificilmente você não encontra por aí alguém que curta as duas cantoras - Tanto Little Monster que passou pelo Brasil em novembro, quanto a Rainha do Pop que chegou com sua turnê MDNA em dezembro foram motivos de piadas pela baixíssima venda de ingressos, nenhuma das cantoras lotaram seus locais de shows, por mais que a produtora Time For Fun tenha tentado - abaixou os valores dos ingressos, altíssimos por sinal e fez diversas promoções. Quem é fã gostou do que viu independentemente do preço e da quantidade de pessoas no show. Confesso que achei bem morna a divulgação das apresentações (repito: apresentações e não entrevistas antes de chegarem ao país) das duas cantoras, poucos canais noticiaram, alvo raro e um tanto contraditório para popstars.


Madonna Celebration/Give It 2 Me Sao Paulo MDNA Tour Live

Troféu JOINHA
Para Multishow - Por mais falhas que tiveram - algumas vezes culpa dos péssimos apresentadores - o canal se esforçou em transmitir em melhor qualidade os principais shows internacionais e nacionais também. Parabéns pelo empenho do canal, afinal música importa.
Para Portal Terra - Sempre impecáveis nas transmissões de seus festivais.

Troféu CACETE
Para o festival SWU - Não rolou em 2012, saíram boatos que ficou para o começo de 2013 em São Paulo (até agora não saiu nada a respeito), alías, péssima essa imprensa deles, nem para divulgar uma nota oficial, afinal diversas pessoas esperavam pelo festival realizado por 2 anos consecutivos. 

0 comentários:

Postar um comentário