© Mistura da Semana. Tecnologia do Blogger.

O final de Avenida Brasil

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012, às 21h10, dia e horário que os brasileiros definitivamente param em frente a uma TV para acompanhar o desfecho da telenovela Avenida Brasil.

De autoria de João Emanuel Carneiro e com direção de Amora Mautner, a novela foi a sensação dos últimos dias. Jornais, revistas, redes sociais, programas de rádio e tv, não se falavam de outra coisa a não ser: "Quem matou Max?", "Como será o fim de Carminha?" e outros questionamentos.

Percebi mesmo a grandeza da situação quando o Globo Repórter faria um especial sobre a novela e o mais estranho que possa parecer, o Jornal Nacional - o mais assistido e conceituado telejornal para a população brasileira - noticiou o fim e mostrou ao vivo como estava a situação do trânsito nas principais avenidas do país, realmente estava bem tranquilo para uma sexta à noite. Entraram na onda, Jornal da Globo e Jornal Hoje - que nas edições aos sábados está mais para uma revista eletrônica do que para um telejornal.

Avenida Brasil registrou recorde de audiência no ano para a Rede Globo - o fato pertencia para a final da Copa Libertadores da América entre Corinthians e Boca Juniors - foram 50,9 pontos no Ibope - cada ponto equivale 60 mil domicílios na Grande SP - com pico de 53,8 e share de 72% (participação no total de televisores ligados).

Recorde também veio do faturamento, para que um comercial de 30 segundos fosse exibido durante o intervalo era preciso desembolsar a bagatela de R$ 700 mil, antes era o preço ficava em torno de R$ 450 mil.

A expectativa foi enorme, circularam na web fotos e vídeos parodiando a novela, até a turma do Chaves entrou no clima, como você pode ver nos vídeos abaixo:




 
O que interessa mesmo é como foi o capítulo final, pois bem, deixar para resolver tudo em um único dia não rola, mesmo a novela tendo quase 2 horas de duração.  São muitos dias, meses e anos depois, isso irrita o telespectador que pode se perder no tempo, caso ele deseje piscar por alguns momentos - rsrsrsrs.

Muitos personagens foram esquecidos, por este motivo resolvi fazer uma lista:

Ágata ( filha de Carminha com Max / Tufão)
Nos últimos capítulos só ficou viajando, mas não merecia aparecer no final? Também com tantos anos que se passaram teria que arrumar outra atriz para interpretar o papel - coisa muito difícil para a Globo, né?


Santiago (pai de Carminha)
O velho era o grande vilão da história, se Carminha se tornou uma pessoa ruim, boa parte da culpa é dele, afinal matou a mãe da menina na frente dela.  A própria filha anos mais tarde atirou em sua perna, daí ouve o sumiço, Santiago não reagiu, ninguém viu a polícia o levando e só ficamos sabendo que ele estava no hospital e tivemos que deduzir que ele ficou preso. Onde e quanto tempo? Isso esquece! E seus capangas?

Crianças do lixão e Picolé
Com Mãe Lucinda presa, Betânia cuidava, mas e depois que ela saiu? Não se viu mais ninguém e Picolé que foi tão importante nos últimos capítulos sumiu.  Já deveria estar bem crescidinho também com a passagem de tempo, mesmo problema de Ágata.

Bebê de Suelen, Roni e Leandro
Quem realmente era o pai? E o principal, cadê o filho do trio? HIHIHIHI
Dias mais tarde a atriz Isis Valverde publicou uma foto com a criança, será que houve mudança na edição?

Lúcio e Janaína
Depois de tudo o que aconteceu com Lúcio? Preso? Solto? E aí, produção? E sua mãe Janaína? Voltou a trabalhar na casa do Seu Tufão? Pois a Zezé ficou, né?

Débora e Iran
Se casaram? Já que apareceram em uma cena na casa de Tufa com uma criança. Deduzi que sim. HIHIHIHI


Casamento
A novela começou com Monalisa sendo noiva de Tufão, por armações de Carminha, o casamento não aconteceu e ficaram separados por mais de 10 anos, no entanto, os dois ainda se amam, esta não seria a oportunidade de realizar o que começou no inicio da novela? Seria mais propicio este casamento do que o de Cadinho com as 3 mulheres.

Sobrevivência
Alias, falando em Cadinho este vive de quê? Ainda tenta sustentar as mulheres e filhos só como garçom no bar do Silas e os crepes de Noêmia?

Diógenes
Este ficou com Pliar, mãe de Alexia? Afinal no casamento de Cadinho foi ela que pegou os 3 buquês e ainda rolou olhares apaixonados entre os dois. Isto não foi possível deduzir na última cena que os personagens apareceram.

Zenon
O famoso policial / investigador amigo da família de Tufão, o que houve? Sumiu?



Shopping
E o Divino's Shopping 
Center? Não foi inaugurado? Depois do sequestro de Tufão, nem no assunto tocaram, isto porque a família estava mega empolgada e até coletiva de imprensa sobre o empreendimento teve. Deve também ter sido editado, afinal ele existia, já que no programa Mais Você, Ana Maria Braga foi mostrar a cidade cenográfica e sua fachada apareceu.

Entendo perfeitamente o final de Carminha, confesso que gostei.  Afinal no fundo, ela tinha um pouco de amor por lá, isso era fácil de se perceber com Jorginho, em que ela fazia quase de tudo para que nada acontecesse com ele. Dos demais personagens também gostei do desfecho. 
Sobre quem matou Max, achei muito óbvio, na cena de sua morte já gritei CARMINHA, afinal ela apareceu minutos depois do Bebezão morto, arrasada. Confesso que depois mudei de ideia, por achar muito na cara e também pela revelação de quem era realmente Santiago, apostei nele, no entanto eu teria acertado se tivesse focado em Carmem Lúcia. Meu erro foi pensar que Carneiro iria me surpreender nisso também, não foi deste vez. HIHIHIHIHI (risadinha do Nilo).

O que não curti mesmo foi a última cena, sei que as 2 paixões dos brasileiros são: Futebol e novela, mas acabar com a vitória do Divino Sport Club foi demais, até porque existiu momentos que o time foi quase esquecido na trama e nem jogo tinha direito, se isso não fosse o bastante, colocar a trama inteira praticamente torcendo para o time foi uma forçada de barra.

O bacana foi uma matéria do Uol Esporte mostrando os erros justamente dessa cena, que pelos os cálculos estaríamos em ano de Olimpíadas, confira no link abaixo:


Mesmo com os deslizes, Avenida Brasil consegue ser perdoada e conquistar lugar na memória de milhares de brasileiros, uma novela sábia no roteiro, misturando os elementos mais famosos de filmes super consagrados pelo público e crítica, soube surpreender na hora certa, revelar talentos como Mel Maia (Carminha criança/foto) e o principal prender a atenção do telespectador, fazendo ainda que os personagens virassem membros de cada família deste Brasil que todos os dias ligava a TV para assisti-los.

Os melhores momentos de Avenida Brasil, segundo O Globo:

Parabéns para toda a equipe envolvida, desde técnicos, produtores, cinegrafistas, figurinistas, diretores, atores em especial Adriana Esteves, Débora Falabella e Murilo Benício e principalmente João Emanuel Carneiro! Já gostava deste autor, agora AMO mesmo.

Para você que ainda não assistiu - Como não? - e para você que deseja matar as saudades, o capítulo final na íntegra:

E vamos em frente com Salve Jorge, afinal novela é assim, termina uma e começa outra.

Fonte:
  
Por: Andressa Assis

0 comentários:

Postar um comentário